03 junho, 2008

seja vegetariano

- Nossa, você só come mato?
- Isso é bobagem, é da nossa cultura comer animais.
- Como você consegue resistir a uma picanha?
- Você vai ficar doente.

Algumas das frases que eu escuto quando digo que me tornei ovo-lacto-vegetariana.
Em janeiro desse ano, depois de escrever o post é triste, do dia pra noite, resolvi parar de comer carne. Por que? Sempre que questionam e escutam minha resposta, dão risada com o tom "você só pode estar brincando". Parei de comer carne, pelo simples fato de não achar certo da forma brutal que abatem os animais. É cruel e eles não merecem passar por isso.

Não, eu não como só mato. Há uma imensidão de alimentos que não comemos, pelo fato da carne ser prioridade no nosso prato, como se fosse a única "mistura".
Claro, há desvantagens de se parar de comer carne. Como a falta de ferro e vitamina b12 presentes, principalmente, na carne vermelha, mas que podem ser supridas com a ingestão de grãos como o feijão, soja, grão de bico e outros alimentos como leite e ovos.

Mas e quem não ingere nem leite e nem ovos?
Bom, para entender melhor, há várias divisões do chamado "vegetarianismo"

Ovo-lacto-vegetarianos
Ingerem laticínios e ovos e produtos de origem vegetal.

Lacto-vegetarianos
Ingerem laticínios e produtos de origem vegetal.

Ovo-vegetarianos
Ingerem ovos e produtos de origem vegetal.

Vegetarianos
Excluem da sua alimentação todos os alimentos de origem animal, como ovos, laticínios, mel, gelatina (por ser feita de cartilagem e ossos de animais) e etc.

Veganos
Não consomem produtos de origem animal. Também chamados de “vegetarianos radicais”, ou pelo termo inglês vegan.
Este grupo exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). Exclui ainda o mel e a gelatina, o uso de produtos de origem animal (couro, seda, lã, lanolina), os produtos testados em animais e os espetáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento (circo, touradas, etc.). Torna-se um estilo de vida. Os Veganos não vão ao cinema, pois a tela é feita de gelatina.

Frugívoros
Os frugívoros (também designados como frutívoros) alimentam-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes, como tomate, banana, manga, abacate, nozes, pepino, abóbora e amendoim, entre outros.
Têm uma alimentação muito semelhante aos veganos, com a diferença que se recusam a utilizar alimentos que matam a planta. Evitam assim todas as raízes, como: cenoura, batata, cebola. Os rebentos são também evitados, como os de soja e alfafa.

Crudívoros
Alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus.
No crudivorismo, os alimentos são comidos no estado natural, crus, e, geralmente, sem o recurso a conservantes, temperos, fermentações ou preparos culinários.
Defendem que o homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).



Quando uma pessoa faz uma loucura, é louco
Quando várias pessoas fazem um loucura, é cultura.


ta dado o recado.

Nenhum comentário: