31 dezembro, 2007

Juréia


Juréia fica no sul do litoral paulista, localizada entre Iguape e Peruíbe, considerada um dos cinco últimos santuários ecológicos do mundo, isto é, um dos cinco últimos lugares do planeta que não foram atingidos pela devastação. A Praia da Juréia é uma imensidão de areia branca que se estende a perder de vista, e só o barulho das ondas vem a quebrar o silêncio da praia.

Juréia é o paraíso que freqüento desde meus 2 anos de vida.

Para quem não sabe, sou estagiária e não tenho direito a férias, mas como a empresa é bem boazinha, eles te dão uma semaninha de folga, não tenho nem do que reclamar.
Sempre quando falávamos em férias, juréia era o primeiro lugar que escolhíamos (pelo menos nas férias de janeiro, quando é mais quente). A última vez que fiquei lá foi de 2005 para 2006, foram os 15 dias mais maravilhosos (todas as férias lá são maravilhosas). Alugamos um chálezinho que tinha a opção para cozinhar (minha mãe prefere, e eu também – nunca ficamos em um chalé que não tivesse cozinha).
Minha mãe, acostumada com as caminhadas dela pela manhã era a primeira a acordar e andava pela praia no mínimo 1 hora pela manhã. Quando não íamos com ela, ela nos acordava na volta de sua caminhada. Ir para a praia tomar sorvete, ficar até a hora do almoço era regra, quase uma rotina. O sol do meio dia é muito quente e como somos super morenas (irônica), preferíamos não arriscar. Mas todo ano meu pé não escapa [veja foto], tadinho, acostumado com tênis todo o sempre, quando via o sol ficava todo envergonhado. (pois é) [uma das ultimas vezes que estive lá, tive que esquecer o que era calçado, principalmente o chinelo, as tirinhas machucavam o meu pé todo vermelho queimado do sol]
Quando não almoçávamos em casa (raramente) comíamos alguma coisa na praia (peixe, camarão e tudo que vem do mar). No chalé, depois que almoçávamos sempre tinhamos que fazer alguma coisa bem calminha antes de entrar na piscina, a famosa digestão. Então ou era uma sonequinha, se não a soneca, ficávamos na rede [veja foto], no melhor estilo “vacances”, se não a rede um bom livro era sempre o melhor aliado [lembro de ter lido 3 livros grossos, só nessa de pós-almoço].
Na parte da tarde, depois da digestão, enrolação e espera do sol amenizar, caiamos na piscina e de lá só saiamos as 18h [quando começava a esfriar e as butucas a picar] ou as 21h [em dias muito quentes]. Nessa temporada [de 2005 para 2006] ficamos em uma pousada diferente dos demais anos, essa tinha piscina e na outra não. Nos anos anteriores o nosso divertimento na parte da tarde era ir ao rio e como já tinhamos amizades de anos com outras pessoas, iamos em 8. Divertido é pouco para expressar aquelas tardes. A noitinha, íamos na vila, comíamos pastel, suco de laranja e para completar um belo colegial. De volta para a pousada, brincávamos de esconde-esconde, burro, porco, rouba-monte [veja foto] e afins, isso durava até umas 3, 4 da manhã, ou até o sono chegar. Obrigada a todos. Mamãe a papai por terem me apresentado esse paraíso, karina, marilia, luara, pedro, joão, rafael, rodrigo, tawanny, priscila, mariana, joão, o lucaixxxxx e outros tantos que passaram e que agora não me lembro. Muito muito obrigada.

to indo dia 03. lero lero leeeeeero.

Nenhum comentário: