09 janeiro, 2008

mega desabafo

fico puta com tal falta de respeito, falta de educação, nariz em pé e o diabo a quatro.
a história é longa, preparem-se.

Em meados de abril de 2003, com 16 anos, consegui meu primeiro estágio. Na época eu fazia técnico em informática, estava no 3º ano (antigamente o ensino médio técnico tinha a duração de 4 anos). Tara Transportes LTDA. era um empresa pequena, com pouquíssimos funcionários: 2 sócios, 1 motorista, 1 ajudante e 2 estagiários.
A empresa transportava cargas para a CISCO DO BRASIL, não era coisa pouca não, muitas vezes o valor da carga ultrapassava os 6 zeros.
O trabalho dos estagiários era complicado, exigia muita atenção e muito responsabilidade. O sistema era em cobol, bem quadrado e fácil de ser burlar (enfim, não vou entrar nesse assunto). A questão é: os sócios não sabiam mexer no sistema e nem sabiam fazer o trabalho sujo e pesado. Eu aprendi, com muito custo, mas aprendi...errei umas 2,3 vezes, e era isso que eles não aceitavam, erros. Eles não sabiam que processo era lento e cheio de falhas, não sabiam mexer e muito menos tentar entender, só queriam ver pronto.
Meu estágio era de meio período. Eu trabalhava na parte da manhã e o outro estagiário trabalhava na parte da tarde. O talzinho do "chefe" chegava no maior mau humor, passava por mim e não me dava bom dia. "Obrigado", "desculpa", "por favor", não existia para ele. Eu comecei a ficar emputecida com a coisa toda, mas morria de medo de fazer ou falar alguma coisa para ele. O outro sócio, era super gente boa, quase não aparecia, mas quando dava as caras era super educado. O motorista e o ajudante, eu não tenho nem o que falar, eram a educação em pessoa. As pessoas mais simples, são as mais educadas, pode apostar. O final da história é que: fui mandada embora, por que o talzinho conseguiu uma pessoas que ficasse período integral pelo mesmo valor, enfim é a vida.
Comecei a faculdade e consegui um estágio legal pra dedel (gíria de idoso ;D). BASF S.A. é uma multinacional alemã, líder em produtos químicos. Pensei "pronto, é agora...empresa grande todo mundo é nariz em pé". Meu pré-conceito logo desapareceu na primeira semana. Meu primeiro diretor, era um alemão super gente boa e receptivo, bem diferente do que eu ouvia falar de alemães: frios, fechados e calados. A minha supervisora foi a melhor professora e amiga que tive. Ela me ensinou tudo o que sei hoje sobre diagramação, rótulos, embalagens, a ter jogo de cintura e falar não quando é preciso. Aprendi a ser uma profissional ali dentro. Tinha muito trabalho para apenas 3 pessoas. Éramos responsáveis por rótulos nacionais, exportação para toda América latina e importação da Alemanha e estados unidos. Trabalhávamos diretamente com a área de registros (mapa, ibama e anvisa), com o laboratório de controle de qualidade em guaratinguetá, com o pessoal de planejamento e com os nossos fornecedores. Era um tremenda organização para deixar todo o processo rodando. Infelizmente minha supervisora pediu as contas (a basf mudou de são bernardo para a faria lima, e ela morava em santo andré), no lugar dela entrou um garoto. Chamo-o de garoto pois ele tinha seus 23 anos e não tinha mentalidade para assumir tanta responsabilidade. Chegou querendo mudar todo o processo, não queria aprender como tudo era feito, queria fazer do jeito dele, tomava decisões sem antes consultar eu e a cris. Uma das brilhantes decisões do queridíssimo parou o processo de rotulagem da fábrica, sabe o quanto significa isso? alguns zeros e 2 dias perdidos de trabalho. Foi uma palhaçada. Tá certo que ele era o "chefe", mas aquilo era uma equipe, ou o que sobrou dela. Enfim, falo com todos as letras que ele era um BOSTA que o poder subiu a cabeça. Passei uma fase difícil lá, era estress todos os dias, todos os dias discutíamos, brigávamos, marcávamos reuniões para alinhamento de processo, tive que escutar um "vai tomar no cu", "enfia onde você quiser" e várias palavras de baixo calão. Não agüentei e comecei a procurar outro estágio.
Bom, na editora abril, eu achei que ia ser igual a Basf em questão de educação, mas é diferente, é muito achismo, falta de educação e nariz em pé uma pessoa bater o maior papo com você na academia da empresa e nos outros dias, pela manhã, passar por você e nem te falar bom dia. Mas existem pessoas super educadas (a maioria) é um ou outro que se acha melhor do que todos.

tudo isso para falar que...
...cansei das pessoas. tchau

Um comentário:

Unknown disse...

Desabafo acatado. Também cansei das pessoas.